Consulta de CPF por nome é algo problemático, é necessário ter o número do CPF para consulta. O Serasa faz consulta de CPF gratuitamente, que pode ser feita via correio ou pessoalmente, através de um procurador legal ou você mesmo. Para fazer a consulta de CPF pessoalmente é necessário apresentar o próprio CPF e mais um documento de identidade com foto, são válidos o RG, a carteira de trabalho, a carteira nacional de habilitação que tenha foto, evidentemente.

No caso de utilizar um procurador, ele precisará de uma procuração assinada pelo titular do CPF que será consultado, eles requerem que se reconheça firma em cartório. A procuração precisa ser apresentada junto com uma cópia autenticada, onde devem constar poderes ao procurador e uma cópia simples do documento de identidade com foto, qualquer um citado anteriormente. A Serasa tem agências espalhadas por todo o país. A Serasa Experian oferece o que chamam de Achei Recheque que é a consulta de cheque, que disponibiliza um relatório atual a respeito do documento que foi pesquisado além de dados de cadastro básicos do consumidor, pessoa física ou jurídica.

Rapidamente é possível saber sobre cheques roubados, sustados, cancelados, extraviados, quantidade de consultas feitas anteriormente, informação de cheques sem fundo espalhados por aí, informações de cadastro de quem passou o cheque entre outras informações importantes e é possível fazer consultas a partir de um real e pouco. A consulta pode ser feita pelo site da Serasa, telefone, fax, máquinas de preencher e de consultar cheques, além de um computador servidor que é ligado diretamente ao servidor da Serasa.